ESCREVA UM COMENTÁRIO! Clic Aqui

quinta-feira, 2 de abril de 2009

MUNDO!!!
Coreia do Norte prepara foguete e faz ameaças ao Japão
País ameaçou represálias caso haja tentativa de derrubar foguete.Lançamento pode ocorrer no sábado, segundo fontes americanas.

Imagem de satélite mostra foguete norte-coreano na plataforma de Musudan-ni. A imagem foi feita no dia 29 de março. (Foto: AP)
A Coreia do Norte prepara e abastece o foguete que lançará, nos próximos dias "um satélite de telecomunicações", segundo informam as agências de notícias Reuters e Associated Press, citando uma reportagem da rede CNN.

Fontes da segurança dos EUA disseram à Reuters que as informações disponíveis mostram que o lançamento pode ocorrer neste sábado (4).

Nesta quinta-feira (2), o alto comando militar da Coreia do Norte ameaçou adotar represálias contra qualquer tentativa de minar o lançamento, afirmou um comunicado transmitido pela agência do regime comunista, KCNA.

"Nossas Forças Armadas Revolucionárias não hesitarão em adotar represálias, caso forças hostis mostrem o mínimo sinal de estar preparando a derrubada de nosso satélite", afirma o comunicado.

saiba mais
Coreia do Norte anuncia lançamento de satélite
"Se o Japão perder o sangue frio e atacar nosso satélite pacífico, o Exército do povo fornecerá uma tempestade de fogo em forma de represálias não apenas contra o armamento antimíssil já deslocado, e sim contra contra as instalações japonesas". O documento também adverte os Estados Unidos para a "retirada imediata de suas Forças Armadas se desejam evitar danos." A Coreia do Norte anunciou que colocará em órbita entre 4 e 8 de abril "um satélite de telecomunicações", que deve sobrevoar o norte do arquipélago japonês. No entanto, os Estados Unidos e seus aliados asiáticos suspeitam que o lançamento seja uma tentativa de dissimular um teste experimental do míssil de longo alcance Taepodong-2, em tese com capacidade para alcançar o Alasca.
Japão reage

O Japão anunciou que vai pedir uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU se o lançamento for realmente feito, disse o embaixador do país na ONU, Yukio Takasu.

O Japão já deslocou um sistema antimíssil para tentar derrubar qualquer míssil que possa cair em seu território.

* Com informações da France Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário